terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cânion Itaimbezinho

O cânion do Itaimbezinho localiza-se entre as cidades de Cambará do Sul e Praia Grande, estende-se por mais de 5.800 metros com uma largura que achega até 2.000 metros. É o cânion mais famoso dos Aparatos da Serra e, assim como o Parque Nacional dos Aparatos da Serra, é administrado pelo IBAMA.
Encontramos vegetação típica de uma região com uma altitude mais elevada, encontra-se desde as gigantes Araucárias até as delicadas Brincos-de-Princesa.
  • Mata com Araucárias: Predominam as Araucárias, árvores ornamentais, são coníferas de madeira com grande interesse econômico, características das regiões de serra e possuem grandes estratos superiores. Ocorre também árvores menores como o camboim, e pinheiro bravo. No estrato inferior, encontramos arbustos de pequeno porte e na medida em que se tinha mais umidade notamos a presença dos Xaxins.
  • Campos: vegetação mais rasteira, com predominância herbácea.
  • Floresta Atlântica (mata pluvial): ocorre ao longo dos cursos dágua penetrando nos cânions.
  • Mata Nebular: tipo de vegetação comum em grandes altitudes, com muita umidade, vegetação baixa e densa, exemplos são as orquídeas e as bromélias.
  • Vegetação Rupestre: ocorre entre os rochedos e as escarpas do cânion, em uma fina camada do solo, presente os arbustos e ervas, crescendo em meio as rochas.
  • Turfas: fazem parte do processo de origem do carbono, em áreas alagadas que ocorrem depósitos de musgos e liquens.

 Cânion Itaimbezinho



Brinco-de-princesa - símbolo do estado Rio Grande do Sul


Araucária (angustifolia)

Um comentário: